Este atualizado relatório é o sucessor do guideline On Target: ensuring geometric accuracy in radiotherapy recomendado por Radiotherapy Board que sustenta a aplicação do IGRT para técnicas mais modernas, incluindo a radioterapia adaptativa (ART) e a tecnologia 4D. O primeiro guideline foi desenvolvido quando as primeiras análises de verificação com IGRT com kilovoltagem (kV) e imagens tridimensionais surgiram e, o foco até então, era a utilização do IGRT com energia de megavoltagem (MV), além de atualizações como o uso de fiduciais em imagens volumétricas.  

O IGRT é um processo primordial e eficaz na radioterapia e é de responsabilidade do radio-oncologista, físicos, dosimetristas e terapeutas se atualizarem para aprimorarem suas habilidades e conhecimentos à medida que a tecnologia evolui. O objetivo deste relatório é recomendar as melhores práticas baseadas em evidências na radioterapia guiada por imagem (IGRT, incluindo a ART) para fornecer diretrizes na implementação e otimização dessas práticas dos serviços. A estrutura deste material contempla métodos de verificação de imagem em técnicas de tratamentos emergentes comumente disponíveis no departamento do Reino Unido para todos os sítios anatômicos, exceto pediatria e radioterapia por partículas, mas muitos dos mesmos princípios se aplicam a esses campos também.

Apesar da expectativa deste relatório padronizar o uso do 4D-ART guiado por imagem, o uso desta técnica permanece fora da rotina clínica e encontra-se em intensa investigação, inclusive envolvem muitos estágios, mas apesar disso, este procedimento é abordado com bastante detalhes em alguns capítulos.

Este relatório inclui a descrição dos métodos pelos quais cada centro pode determinar:

- Protocolos de IGRT ideais necessários;

- Análise dos erros sistemáticos e randômicos específicos de cada sítio anatômico e de pacientes individuais na utilização de IGRT, que podem ser usados na definição das margens dos volumes de tratamento durante o planejamento.

Além de muita informação detalhada na recomendação da prática clínica, este relatório traz pontos teóricos, conceitos técnicos, evolução das técnicas de IGRT até os protocolos de radioterapia moderna, configurações na aquisição de imagem até a análise dos resultados pós correção para a determinação dos níveis de ação. 

O IGRT é um processo importante antes e/ou durante a entrega de dose para garantir que o tratamento seja entregue com eficácia e acurácia no alvo, a fim de evitar erros associados a variação fisiológica ou de posicionamento, principalmente hoje com técnicas mais modernas onde o tratamento de radioterapia consiste na entrega de maiores doses por fração e com maiores riscos de toxicidade ao paciente. Além disso, é muito importante a discussão multiprofissional quando se fala do uso do IGRT os protocolos em geral devem estar de acordo com as margens dos volumes de tratamento com a qualidade dos acessórios de imobilização dos pacientes e treinamento da equipe que fará o posicionamento, pois essa composição de fatores é de suma importância para um procedimento padrão e na obtenção de melhores resultados quando se estudado cada caso individualmente utilizando o IGRT. 

Para maiores detalhes deste guideline, acesse o conteúdo e leia na integra:
 https://www.sor.org/Learning-advice/Professional-body-guidance-and-publications/Documents-and-publications/Policy-Guidance-Document-Library/On-Target-2-updated-guidance-from-radiotherapy-brd</p>