Em Outubro de 2022 eu participei do UK SABR Consortium Annual Professional Conference and Exhibition 2022. O UK SABR Consortium existe para melhorar os cuidados e o tratamento de pacientes e também desenvolver a técnica SABR no Reino Unido, por meio do fornecimento de um fórum educacional multi-diciplinar e da promoção de pesquisas clínicas e científicas. 

     Recentemente, houve um progresso significativo na provisão de SABR em todo o Reino Unido desde a formação do Consortium em 2008 e desde a última publicação de recomendações em 2017, portanto, esse fórum fez uma revisão da prática diária com o intuito de atualizar as suas recomendações de acordo com as evidências e publicações mais atuais.O artigo anexo demonstra essas atualizações e descreve as mais recentes recomendações do UK SABR Consortium, que poderão ter outras recomendações adicionais em breve porque o Reino Unido está sob um programa de expansão da provisão de SABR nos hospitais do NHS (National Health Service). 

      Outra necessidade de atualização são os cenários clínicos de re-irradiações, que estão se tornando cada vez mais comuns, o impacto das imunoterapias e inibidores moleculares na toxicidade dos órgãos de risco e como essas terapias sistêmicas podem ser combinadas com a técnica SABR com segurança.

     O departamento onde trabalho, o Guy's Cancer Centre do Guy's and St Thomas NHS Hospital em Londres, está em expansão no momento. Estou participando como Lead Dosimetrist no projeto de implementação de SABR Pancreatico. Essa implementação está seguindo a National Radiotherapy Guidelines for Locally Advanced Non-Metastatic Pancreatic (LANPC) SABR, version 1.0, July/22.

     Recentemente, a técnica SABR surgiu como opção para pacientes LANPC, onde pesquisas clínicas iniciais demonstraram segurança e eficácia com 33-35Gy/5#. Resultados sugerem que SABR Pancreatico tem uma toxicidade aceitável e que tem o potencial de aumentar a sobrevivência média para pacientes LANPC.Num futuro próximo, começaremos também a implementação de SABR para Esofago. Em breve poderei dividir os detalhes da implementação da técnica de SABR Pancreatico em nosso departemento e os protocolos adotados.  

CLIQUE ABAIXO PARA BAIXAR O ARQUIVO!